Uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), apontou que 63% dos macapaense pretendem presentear o paizão. Com a estimativa do movimento de R$ 23 milhões de reais no comércio local.
Dos entrevistados, 73% pretendem gastar em até R$ 200,00 comemorando o dia dos pais. E 70% pretendo comemorar com café da manhã, almoço, jantar ou passeio.
Dos consumidores, 400 foram ouvidos de forma online e presencial nos dias 16 e 19 de julho. Segundo a fecomércio, os dados auxiliam os comerciantes à prepararem as lojas para o período, para receberem os clientes.
A Beatriz Cardoso, gerente executiva do Instituto Fecomércio, disse que uma vitrine bem elaborada é um atrativo para que o cliente compre os produtos.
Conhecendo a preferência dos consumidores e o perfil de compras, os comerciantes já podem se preparar de olho nessas preferências apontadas pela pesquisa, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes nas escolhas, é importante ter aquela oferta, aquela vitrine bem montada para atrair esses pretensos compradores, disse a gerente.
Produtos mais procurados:
- Roupas - 48%
- Acessórios e calçados - 29%
- Perfumaria e cosméticos - 24%
- Relógios - 11%
Materiais esportivos, ferramentas, eletrônicos, livros e bebidas também chamam a atenção dos consumidores. Outro setor muito procurado na data é o alimentício, como os supermercados e restaurantes.
O levantamento mostra que 26% dos consumidores pretendem desembolsar até R$ 100, 41% pretende gastar R$ 101 e R$ 200 e 20%. Os que desejam gastar acima de R$ 300 são 9%. O ticket médio é de R$ 120.
A pesquisa apontou ainda que 20% dois entrevistados pretendem comprar dois presentes para homenagear outros parentes considerados figuras paternas. A preferência de pagamento dos clientes é à vista no dinheiro, pix ou débito.
O local preferido para compras é o centro comercial, escolhido por 68% do entrevistados. Shoppings possuem 18% das procuras, lojas de bairro 6% e lojas online 5%.